Cogumelos desidratados e conservação dos Psilocybe cubensis

Cogumelos desidratados servem para manter a morfologia dos Psilocybe cubensis preservada e evitar que os cogumelos contaminem ou apodreçam. O procedimento de desidratação é valioso para a conservação a longo prazo, pois a umidade pós-colheita é um fator determinante para a deterioração dos cogumelos.

Cogumelos desidratados Psilocybe cubensis
Cogumelos desidratados Psilocybe cubensis


Quanto à quantidade de água nos cogumelos, em média, eles consistem em cerca de 90% de água quando frescos. No entanto, após o processo de desidratação, esse teor de água é significativamente reduzido, geralmente para cerca de 5-10%. Essa baixa umidade impede o crescimento de microrganismos e conserva as propriedades dos cogumelos, permitindo seu uso posterior para diversos fins, como consumo alimentar, propósitos medicinais ou pesquisa científica.

Neste post, mostraremos como fazer Psilocybe cubensis desidratados de várias maneiras diferentes e como armazená-los adequadamente para manter sua morfologia preservada e evitar que contaminem ou apodreçam.

Desinfecção da área de secagem

Antes de começar a colher e secar os cogumelos é preciso desinfetar a área de secagem, bem como todos os materiais e objetos usados no processo. Para desinfetar a área de trabalho, usa-se água destilada com uma solução de alvejante a 5-10%. 

Também são necessários dois panos limpos: um para molhar na solução de alvejante/água e passar sobre as superfícies de trabalho e outro para molhar em água destilada a fim de limpar qualquer resíduo de alvejante na área de trabalho. 

Em seguida, basta que a área seja arejada por algumas horas e o trabalho pode ser então iniciado.

Materiais necessários para desinfetar o espaço de trabalho:

  1. Água destilada
  2. Alvejante sem perfume
  3. 2 panos limpos
  4. Luvas de látex (sem pó de talco)
  5. Ferramentas de esterilização e recipientes de armazenamento

Independentemente dos materiais usados para se obter os cogumelos desidratados, é preciso desinfetar todos eles para evitar possíveis contaminações, mantendo esse resultado o menos provável possível.

Muitos entusiastas de cogumelos tendem a pular essa etapa sem perceber que esse é um dos principais motivos pelos quais os cogumelos acabam contaminados, entretanto, a higiene é extremamente importante quando se trata desses fungos delicados.

Materiais necessários para desinfetar ferramentas e recipientes:

  1. Álcool
  2. Isqueiro
  3. Água destilada
  4. Alvejante sem perfume
  5. Luvas de látex sem talco

Ao usar uma tesoura ou algum tipo de pinça para remover os cogumelos e manuseá-los, será necessário embebê-los em álcool e acendê-los com um isqueiro, certificando-se de que a parte que tocará o cogumelo foi acesa corretamente. 

Em seguida, devem ser lavados em água destilada para se livrar de qualquer vestígio de álcool e colocados em uma superfície desinfetada ou em papel de cozinha sem perfume.

O recipiente hermético que será usado para armazenar os cogumelos desidratados deve ser preenchido com água destilada e 5-10% de alvejante.

Fecha-se e agita-se por um tempo para garantir que esteja totalmente desinfetado. Em seguida, lava-se pelo menos três vezes seguidas com água destilada e deixa-se secar em um local esterilizado.

Quando a área de trabalho e as ferramentas estiverem totalmente esterilizadas, pode-se iniciar o processo de secar os cogumelos.

Pré-secagem dos cogumelos Psilocybe cubensis

Antes de iniciar a secagem adequada dos cogumelos Psilocybe cubensis, é aconselhável realizar uma pré-secagem para otimizar os resultados. Nesse sentido, basta colocar os cogumelos sobre papel absorvente em uma área escura com pouca ventilação, isso permite que eles percam naturalmente uma grande quantidade de umidade.

Esse é o método mais usado por muitos entusiastas de cogumelos e é um bom começo. 

Pode levar mais ou menos tempo, dependendo da época do ano e dos parâmetros da área de secagem, porém sempre o melhor momento para começar a desidratar totalmente os cogumelos é quando eles adquirem uma espécie de textura quebradiça.

Materiais necessários para o processo de pré-secagem:

  1. Luvas de látex (sem talco)
  2. Papel de cozinha sem perfume
  3. Ventilador
  4. Prato de cozinha
  5. Termohigrômetro

Para realizar isso corretamente e prevenir que fungos ou podridão comprometam os cogumelos, é necessário esterilizar completamente a área. Conforme mencionado anteriormente, ela deve permanecer em escuridão absoluta, com um leve fluxo de ar criado por um ventilador para acelerar o processo de eliminação da umidade.

Você pode usar um termohigrômetro para manter a umidade relativa dentro da área de secagem em 55%.

Depois de realizar o processo de pré-secagem, você pode usar esses cogumelos desidratados parcialmente para fins micológicos ou analíticos sempre que quiser, embora se quiser armazená-los por longos períodos de tempo mantendo suas propriedades intactas (por anos, inclusive), será necessário desidratá-los totalmente. 

Primeiro, vamos dar uma olhada nos materiais necessários e, em seguida, examinaremos os vários métodos diferentes usados para se obter cogumelos desidratados crocantes.

Para secar ou desidratar cogumelos mágicos que foram pré-secos, você pode utilizar diversos métodos diferentes. Alguns desses métodos são mais fáceis que outros, permitindo que você escolha o mais adequado para suas necessidades.

Além disso, uma prática comum que você deve ter em mente para evitar abrir e fechar os potes sempre que quiser tirar os cogumelos, o que pode causar contaminação, é usar vários potes herméticos pequenos para mantê-los espalhados.

Materiais necessários para secar os cogumelos:

  • Luvas de látex (sem talco)
  • Recipientes de vidro herméticos
  • Papel de cozinha sem perfume
  • Sacos de agente secante de sílica-gel (opcional)
  • Agente secante de sal de Epsom (opcional)
  • Desidratador de alimentos (opcional)
  • Agente de secagem de vermiculita (opcional)

Cogumelos desidratados em sílica gel

Sílica gel em sachês usada para desidratar cogumelos
Sílica gel em sachês usada para desidratar cogumelos

Coloque alguns pedaços de pano de prato no fundo do recipiente de vidro e coloque alguns cogumelos sem apertá-lo. 

Coloque apenas alguns, sem que eles se toquem. Em seguida, coloque um sacos de sílica-gel dentro do recipiente para manter a umidade baixa. 

Um saco por recipiente é suficiente. Se você tiver apenas alguns recipientes, poderá fazer “prateleiras” colocando papel de cozinha, cogumelos, papel de cozinha, cogumelos etc., sem embalá-los.

Este processo, apesar de mais demorado, é considerado o melhor para desidratar cogumelo Psilocybe cubensis albino (pois causa menos azulamento ao fruto que os métodos que utilizam calor) destacando o aspecto branco fantasmagórico dos albinos.

Cogumelos desidratados em desidratadora de alimentos

Coloque os cogumelos desidratados parcialmente em uma desidratadora de alimentos com algum espaço entre cada cogumelo. 

Ajuste a temperatura para cerca de 45°C e deixe por cerca de 8 horas. 

Esse processo é semelhante ao do forno, embora prefiramos o desidratador, pois é muito mais fácil fazer bagunça no forno.

 Lembre-se de limpar bem o desidratador depois, pois ele ainda pode ter esporos em seu interior.

É considerado o melhor método de secagem para trufas mágicas, pois oferece maior uniformidade e maior poder de desidratação profunda.

Cogumelos desidratados em vermiculita

Coloque uma camada de cerca de 1-2 cm de vermiculita no fundo do recipiente, coloque uma camada de papel de cozinha por cima e, em seguida, coloque os cogumelos por cima. 

Esse método, apesar de pouco convencional, é bastante simples e é semelhante ao método da sílica gel. 

É essencialmente uma alternativa para aqueles que não têm sílica gel ou querem uma alternativa mais econômica para obter cogumelos desidratados.

Cogumelos desidratados em sulfato de magnésio

Preparar o sulfato de magnésio (sais de Epsom) é necessário para este método, tornando-o o mais caro em termos de trabalho. No entanto, se executado corretamente, este método é excelente, pois desidrata os cogumelos e captura a umidade relativa do ar.

Como preparar sais de Epsom como agente de secagem

Para preparar os sais de Epsom, você precisa de um forno e de uma bandeja de forno. Em seguida, coloque cerca de 1 cm de sal na bandeja e coloque-a no meio do forno, que deve ser pré-aquecido a 220-250°C. 

Cubra a bandeja e deixe-a no forno por cerca de 2 horas para remover toda a umidade dos sais, permitindo que eles se reidratem mais tarde com a umidade restante nos cogumelos.

Quando o sal estiver pronto, recomendamos colocá-lo em seus recipientes herméticos para que ele possa começar a absorver a umidade do ar. 

Coloque cerca de 1 cm no fundo do recipiente, coloque algumas camadas de papel de cozinha por cima e, em seguida, coloque os cogumelos – certifique-se de que eles não estejam tocando o sal de Epsom.

Conservação dos Psilocybe cubensis desidratados

A conservação de Psilocybe cubensis desidratados é uma prática comum entre aqueles que desejam prolongar a vida útil desses cogumelos psicodélicos. Bem como, a desidratação, que reduz significativamente o teor de água nos cogumelos, é essencial para evitar a deterioração e preservar suas propriedades.

Cogumelos desidratados conservados em pote hermético
Cogumelos desidratados conservados em pote hermético

Para conservar Psilocybe cubensis desidratados, é importante armazená-los em condições ideais.

Recipientes herméticos, como frascos de vidro ou sacos de vácuo, minimizam a exposição ao ar e à umidade. Além disso, deve-se armazená-los em local fresco, seco e escuro para evitar a degradação causada pela luz.

A eficácia da conservação também depende da manutenção de temperaturas adequadas. Armazenar os cogumelos em um ambiente refrigerado não é obrigatório, mas pode ser benéfico, pois temperaturas mais baixas ajudam a retardar a deterioração. Logo após, pode-se armazenar os Psilocybe cubensis desidratados por vários meses sem que haja degradação significativa.

Navegue em nossa loja: Clique no link para comprar cogumelos desidratados aqui no site.