Cogumelo Golden Teacher: o professor cogumelo

O cogumelo Golden Teacher é uma variedade de cogumelo mágico muito famosa ao redor do mundo. Considerado um clássico atemporal, o Golden Teacher (GT) vem sendo cultivado há décadas e está entre as strains favoritas de muitos cultivadores e psiconautas. Os cultivadores adoram os esporos do GT porque eles crescem em grandes quantidades. E os psiconautas os adoram porque dizem que a experiência psicodélica desses cogumelos traz muita sabedoria e resulta num impacto profundo, quase espiritual.

Golden Teacher Psilocybe cubensis
Cogumelos Psilocybe cubensis variedade Golden Teacher. (Imagem: Emerald spores)

A história do cogumelo mágico Golden Teacher

O nome Golden Teacher, por si só, evoca imagens de um professor cogumelo, associando-se à sabedoria e orientação. Sua história e características distintas o tornaram um dos favoritos entre os psiconautas.

A origem exata dessa variedade é desconhecida. Toda a informação disponível sobre GT é especulação sem nenhum tipo de comprovação.

Especula-se que o primeiro carimbo de esporos Golden Teacher, foi coletado na região da Costa do Golfo dos EUA, no final dos anos 70. A partir desta matriz, a genética se espalhou rapidamente, principalmente por conta da alta produtividade e estética imponente. Então, começaram a ser cultivados em todos os cantos do mundo.

Outros especulam que a strain Golden Teacher não existe, sendo outra genética, PES havaiano, renomeada indiscriminadamente por um produtor holandês, numa jogada desonesta de marketing. Segundo essa linha, o cogumelo Golden Teacher, às vezes, logo antes de os véus se romperem, o cogumelo inteiro pode ter uma cor amarelada dourada. Então, desaparece quando a maturidade começa a se estabelecer, exatamente igual aos PES havaianos.

Características do cogumelo Golden Teacher

  • Chapéu (píleo): o chapéu do Golden Teacher é característico, apresentando uma tonalidade de dourado a caramelo. Normalmente, mede de 2 a 5 centímetros de diâmetro e tem um formato convexo que se achata com a idade.
  • Guelras: Sob o chapéu, o Golden Teacher apresenta brânquias densamente compactadas que liberam grande quantidade de esporos, à medida que o cogumelo amadurece.
  • Caule (estipe): o caule é fino e cilíndrico, geralmente variando de 5 a 15 centímetros de comprimento. Apresenta uma cor branca a esbranquiçada e apresenta marcas azuladas quando manuseado.

Entre suas principais características físicas, cogumelos Golden Teacher apresentam um chapéu dourado distinto e formam aglomerados (clusters densos de cogumelos) de tamanho médio a grande. Alguns podem se tornar bem grandes. Alguns também podem apresentar um mamilo na parte superior do chapéu e, ocasionalmente, uma “verruga” na ponta.

Cogumelo golden teacher características
Golden Teacher e as características da strain. (Imagem: Wikipedia)

Eles se desenvolvem bem em praticamente qualquer substrato. Os tempos de colonização e frutificação podem ser um pouco mais lentos do que a média de outros tipos de Psilocybe cubensis. Geralmente, produzem grandes colheitas em 2 a 4 fluxos.

Efeitos do Golden Teacher

Os efeitos do cogumelo Golden Teacher podem variar de pessoa pra pessoa mas, em geral, seguem os mesmos efeitos clássicos encontrados em outras variedades de Psilocybe e em outras espécies cogumelos mágicos:

  • Euforia leve: os usuários geralmente relatam uma euforia leve e edificante, criando uma mentalidade positiva e otimista.
  • Criatividade aprimorada: O Golden Teacher frequentemente se associa ao aumento da criatividade, tornando-o uma escolha popular para pessoas em busca de inspiração artística.
  • Insights espirituais: Muitos usuários descrevem uma sensação de conexão espiritual e percepções profundas sobre a natureza da existência, tornando o Golden Teacher um favorito para viagens introspectivas.

Variações e parentesco genético do Golden Teacher

Os Golden Teacher, GT, existem há muito tempo e tem sido uma variedade muito presente no mercado há décadas. A strain original pode ter sido a fonte de diversas variedades existentes hoje. É possível que essas variedades tenham sido renomeadas, sofrido desvio genético ou tenham sido criadas ou cruzadas seletivamente a partir da Golden Teacher.

Alguns exemplos de cruzamentos derivados da genética Golden Teacher incluem: TAT – True Albino Teacher, White Rabbit, Yeti, Alcabenzi, Golden Emperor e Golden Halo.

A característica principal dessa variedade é o chapéu amarelo-ouro. Algumas strains compartilham os chapéus dourados e podem ter parentesco direto com essa cepa. Embora não possamos ter certeza sobre quais variedades foram derivadas exatamente do Golden Teacher.

Entendendo: espécie, variedade, cepa e strain de cogumelo

É muito importante entender a diferença entre termos como espécie, cepa e cultivar. Alguns fornecedores costumam utilizar esses termos, juntamente com outros como variedade e isolado, mas é importante destacar que cada termo possui uma definição precisa.

Espécie

A mais fácil de entender é a espécie. As espécies são linhagens genéticas distintas que normalmente não podem cruzar entre si e, embora haja exceções nos híbridos como a mula (cavalo + burro). Atualmente, não temos conhecimento de nenhum híbrido de espécies de cogumelos psicodélicos.

Atualmente, compreendemos as diferenças entre as espécies principalmente por meio de sua composição genética específica. Os laboratórios podem determinar essa composição e utilizá-la para comparar o grau de similaridade genética entre as espécies.

Entretanto, mesmo em nível de espécie, ainda há muito a aprender sobre genética e potência, com reclassificações de nomes de espécies ou relatórios conflitantes sobre o conteúdo de alcaloides que ainda aparecem na literatura.

Tratando-se de cogumelos Golden Teacher podemos afirmar que eles pertencem à espécie Psilocybe cubensis.

Variedade, cepa e strain

Quando vamos além das espécies, nosso controle sobre o conhecimento e a certeza começa a se afrouxar um pouco. Termos como: variedade, cepa e strain são sinônimos exatos, porém são conceitos sobre os quais até mesmo os cientistas modernos discutem. Cada disciplina da biologia tem suas próprias definições preferidas.

Além disso, alguns fornecedores de strains utilizam marketing desonesto e aumentam a confusão, inventando “novas strains” sem explicar adequadamente por que são tão distintas. Claramente, só para vender mais.

De modo geral, porém, todas as strains (cepas) devem se originar da mesma espécie (geralmente Psilocybe cubensis) e podem cruzar livremente. Um bom exemplo disso é o cruzamento das cepas Penis Envy e B+, que deu origem à cepa Tidalwave, conhecida por ter vencido a Oakland Hyphae Psilocybin Cup, em abril de 2021.

O cruzamento controlado de cepas por cultivadores habilidosos pode dar origem a versões albinas e sem esporos de Psilocybe cubensis, entre outras mutações.

Ressalta-se aqui que uma variedade verdadeiramente distinta deve manifestar características estáveis que possam ser reproduzidas em todos os projetos de cultivo. Só porque você cultivou um cogumelo de aparência estranha não significa que tenha realmente isolado uma nova variedade, a menos que possa provar que pode cultivar as mesmas características repetidamente.

Por isso, as variedades só podem ser mantidas por meio de clonagem. Ao pegar os esporos de um cogumelo e cultivá-los, ocorre uma mistura genética, e o micélio resultante pode não ser mais idêntico ao cogumelo original de onde se originou.

Cultivares

Isso nos leva aos cultivares, abreviação de “variedade cultivada”. Em vez de ser um clone geneticamente idêntico, eles geralmente são cultivados a partir de esporos. Desse modo, como cada esporo individual contém uma mistura aleatória de metade do material genético do cogumelo original, qualquer micélio produzido a partir dos esporos de uma variedade definida desenvolverá suas próprias características genéticas distintas.  

Repetindo-se esse processo várias vezes, pegando os esporos de cada cultivo bem-sucedido, e a genética do cogumelo pode se desviar o suficiente para que as características definidas da cepa original acabem se perdendo. Isso nem sempre é algo ruim; pode dar origem a mutações novas e interessantes, ou não.

Várias rodadas de reprodução seletiva permitem estabilizar as cultivares. Isso envolve a coleta de esporos de cada geração e a seleção deliberada de características específicas, como taxa de crescimento, preferência de substrato e, com testes suficientes, até mesmo potência. Entretanto, as cultivares são instáveis e apresentam muito mais variações entre as gerações.

Em síntese, acreditar que os cultivadores que tiveram acesso às gerações seguintes preservaram a genética original dos cogumelos Golden Teacher, ou da maioria das variedades famosas de Psilocybe cubensis, década após década, apenas por meio da clonagem minuciosa, torna-se difícil. É muito mais provável que suas características originais tenham se desviado em algum cultivo com esporos no meio do caminho até os dias atuais. Você não acha?

Aproveite em nossa loja: Clique no link para comprar cogumelos mágicos desidratados aqui no site.